segunda-feira, 30 de setembro de 2013

                             PNAIC 2013

                                                           Relatório

        Este Relatório consiste no relato da experiência educativa desenvolvida na escola do campo: EMEIEF Waldemar Antônio Von Dentz no primeiro ano do Ensino Fundamental com 7 educandos/as no processo de alfabetização.
     O projeto desenvolvido é uma ação a partir do PNAIC, no qual desenvolve uma sequência didática, uma das primeira ações  realizada foi a pesquisa participante com as famílias dos educandos sobre as brincadeiras de antigamente. A partir da pesquisa  observou-se que as brincadeiras são transmitidas culturalmente. As principais brincadeiras que destacaram na pesquisa foram pego-pego, roda cutia, ò menina tão galante , Terezinha de Jesus, passa passará, e outras brincadeiras como pego-pego, balanço em árvores, gangorra, caçador, salto à distancia, deslizar na grama em potreiro. Estas brincadeiras eram realizadas entre várias crianças, pois tinha irmãos, e as famílias terem mais filhos.
    As Brincadeiras atualmente, crianças relataram se suas brincadeiras que são: balanço, todas elas tem o seu em árvores, também brincam de amarelinha, que desenham na terra, brincam muito de casinha, jogam bola, brincam com os animais de estimação (domésticos).
    Na pesquisa, observa-se as cantigas populares as que a família cantavam em suas infâncias, eram as cantigas direcionadas com as brincadeiras de rodas. As crianças chegaram no primeiro ano da alfabetização com um repertório grande, muitas delas são as brincadeiras e outras são parlendas que tem de memória.
       As crianças tem grande repertório de cantigas de memória, porem não sabem brincar com elas. As ações pedagógicas possibilitam a articulação das crianças com as brincadeiras.
    Para saber das brincadeiras de antigamente fomos visitar uma pessoa da comunidade que está enferma. Aproveitamos para fazer uma visita e roda de conversa. A Dona Iraci
relatou que era uma pessoa como eles, que brincava, porém hoje está com uma doença que não permite mais nem tomar água, comer, caminhar, pegar, precisa de ajuda de outras pessoas. Na sua infância brincava muito e o que mais gostava era  de pego-pego, ovo-choco, menina tão galante, Ests foi uma ação de visitar, conversar com as pessoas também do aspectos relevante de visitar alguém, como também ouvir o relato de como foi a sua infância, das brincadeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário